quarta-feira, 28 de agosto de 2013

LIVROS SÃO QUEIMADOS PRA DEPOIS COMPRAR MAIS?


 Foto: Livros didáticos prontos para serem queimados em uma cerâmica da cidade de Itapecuru Mirim

Parece brincadeira, mas infelizmente não é. Um dos grandes escândalos da atual administração foi a denúncia da queima de mais de 10 mil livros didáticos promovida pela Secretaria Municipal de Educação, leia-se Governo Municipal. Queima essa já confirmada pela Comissão de Vereadores da Câmara Municipal.
Agora o Site Itapecuru Notícias teve acesso ao Diário Oficial do Estado do Maranhão de nº 065, do dia 04 de Abril de 2013, onde na Página 07 encontramos um Edital de Licitação a ser realizada, no dia 17 de Abril de 2013. Licitação na modalidade Pregão Presencial nº 014/2013-ED. Tendo como OBJETO: Aquisição de livros didáticos destinados à rede pública de ensino do município de Itapecuru Mirim/MA.
Agora não dá pra entender mais nada. A prefeitura queima livros que sequer tinham sido usados, a grande maioria ainda embalados como saíram das editoras e faz outra licitação para a compra de outros livros para as mesmas séries e com o intuito de suprir as mesmas necessidades?
Onde está o ministério público? Segue abaixo o Aviso de Licitação como está no Diário Oficial do Estado do Maranhão, sem alterações.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPECURU-MIRIM/MA

AVISO DE LICITAÇÃO. O Pregoeiro do Município de Itapecuru Mirim/MA, comunica aos interessados que no dia 17 de abril de 2013, às 09:00h, estará abrindo licitação na modalidade Pregão Presencial nº 014/2013-ED. OBJETO: Aquisição de livros didáticos destinados à rede pública de ensino do município de Itapecuru Mirim/MA. O Edital completo estará disponível no endereço: Praça Gomes de Sousa s/n, Centro, a partir da data desta publicação, no horário de atendimento ao público, de 08:30 às11:30h. Itapecuru Mirim/MA, 02 de abril de 2013 -FRANCISCO DIONY SOARES DA SILVA - Pregoeiro Municipal.
www.itapecurunoticias.com.br

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Agora é so PEZÃO. Falta Transporte Escolar em Itapecuru

Alunos de escolas do município de Itapecuru voltam para casa andando porque o ônibus do transporte escolar não foi deixá-los em dois povoados.
Antes do término do programa de ontem, segunda (26), os apresentadores do programa Fala Cidade, da Rádio 90FM receberam ainda no ar uma denúncia feita pelo presidente do sindicato dos servidores públicos do município de Itapecuru, Jorge santos, dando conta de que alunos haviam sido deixados próximo à praça do farol da educação, bairro do Caminho Grande, pelo ônibus que faz o transporte escolar até aquele momento, já quase 13h.
Após o programa a equipe de reportagem do site Itapecuru Notícias se deslocou para o local e ainda encontrou alunos à espera do transporte.
No final da tarde as informações nossa equipe recebeu outra informação da falta de transporte escolar, desta vez no povoado Picos 1, na região do Entroncamento. Já passava das 06:30h e novamente o ônibus escolar não compareceu. Mais de 20 alunos da rede municipal de ensino voltaram para casa caminhando, o trajeto para alguns chega a quase 7km.
Os pais e responsáveis dos alunos ficaram revoltados. Um deles, José Domingos, disse que pensava que “as coisas iriam melhorar, mas tudo continua o mesmo”.
EM TEMPO
Além dos ônibus escolares do programa Caminhos da Escola. A prefeitura de Itapecuru já realizou licitação esse ano para contratação de veículos para o transporte escolar, conforme mostra o Diário Oficial do Estado do Maranhão de 01.02.2013 a seguir:
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO MARANHÃO, Nº 023, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPECURU - MIRIM/MA O Pregoeiro do Município de Itapecuru-Mirim/MA, comunica aos interessados que no dia 13 de Fevereiro de 2013, às 15:00h, estará abrindo licitação na modalidade Pregão Presencial nº 005/2013-PM. OBJETO: Locação de veículos para as Unidades Administrativas e ao Transporte Escolar do Município de Itapecuru-Mirim, de acordo com as especificações do Edital. O Edital completo estará disponível no endereço: Praça Gomes de Sousa s/n, Centro, a partir da data desta publicação, no horário de atendimento ao público, de 08:30 às12:00h.Itapecuru Mirim/MA 28 de janeiro de 2013. FRANCISCO DIONY SOARES DA SILVA - Pregoeiro Municipal.
fonte: ItapecuruNotícias.com.br

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Magno e sua estátua de Ouro

Ele conquistou várias nações, administrou um riquíssimo império, e construiu uma das mais belas cidades do mundo antigo. Nabucodonosor conquistou uma boa parte do mundo e se destacou como um dos mais poderosos homens de toda a história, foi imensamente abençoado por Deus em suas VITÓRIAS. Mas, um dia, ele foi humilhado por três homens fieis a Deus.
A qual a semelhança entre a história de Magno Amorim e Nabucodonosor? 

Assim como na historia bíblica diz que um rei tão forte e dominante convidou todos os funcionários do seu governo para testemunharem a dedicação da impressionante imagem de ouro que ele erigiu. Quando olhava com orgulho para a imagem de 27 metros de altura, ele ordenou que todos os presentes se curvassem para adorá-la. Caso contrário seriam jogados na fornalha.
MAGNO AMORIM em uma conversa com um parlamentar disse: “ ...Vocês devem aceitar e se curvarem a MIM, ao prefeito.” Ora Sr. Prefeito, vossa senhoria por acaso não estás pensando que és um Deus ou algo superior, Divino não né?
Às vezes, ouvimos (ou talvez nós mesmos pronunciamos) palavras deste tipo, negando o próprio Senhor ou o desafiando. Devemos ter muito cuidado com nossas palavras, sempre tratando Deus com reverência e respeito. Nabucodonosor, Faraó e Agripa I podem ter se destacado como gigantes diante dos homens, mas não passaram de criaturas insignificantes diante de Deus, e foram humilhados por sua irreverência.
Sabemos que Magno foi eleito em uma campanha levando junto o símbolo do “mocinho” gente fina, humilde de bom coração, professor, pai de família e respeitador e fiel, acima de tudo evangélico, um homem de dentro da igreja de pregar no púlpito  e seguindo os principios cristãos. Mas, como dizem por ai o poder não muda as pessoas, ele apenas mostra quem realmente é.
Porém, não precisamos de palavras insolentes para nos exaltar e desafiar o Criador. Quando rejeitamos as orientações divinas e decidimos agir conforme a nossa própria vontade egoísta, cometemos o mesmo erro fatal. Da nossa perspectiva terrestre, não temos condições de conduzir a nossa própria vida. Precisamos da direção de Deus. O homem que tenta guiar seu próprio caminho sem buscar a vontade de Deus erra gravemente. Jeremias disse: “Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).
O pecado tenta apoderar-se de nossas vidas e nos desafia como Nabucodonosor desafiou os servos de Deus. Quem pode libertar-nos? Só há uma resposta certa (Atos 4:12).
Assim como Sadraque, Mesaque e Abednego que não adoram a estátua de ouro erguida por Nabucodonosor, com isso ele se encheu de furor, e mudou o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. Ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Os três caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.
Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Bem parecido fez o prefeito Magno Amorim nesta semana em mais um plano sórdido e malfado, “condenou e jogou na fornalha” aqueles que não se curvaram ao seu poder. Aqueles que foram contra um projeto de lei inconstitucional.
Ele enviou seus “soldados” para a Câmara dos vereadores para agredir verbalmente, ameaçar e caluniar os vereadores Carlos Junior e Edna, e o professor presidente do sindicado dos servidores Jorge Santos. Por uma massa manobrada por vereadores da base governista tentaram culpa os três pelos 1.185 contratados irregulares que serão demitidos 30 de setembro. Demissão acordada pelo próprio prefeito no ato da assinatura do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público. 

Quanto a fornalha deve-se imaginar a mesma que queimou milhares de livros e deixando parte de jovens e crianças refém da sorte e sem o direito a educação de qualidade. Um fogo que consumiu o patrimônio público e que é usado para tentar intimidar a oposição e a comunicação independente.  

Conclui se que não adianta mentir ou tentar contra a vida e a moral de pessoas idôneas, a verdade sempre prevalecerá. Não adianta gritos ou ameaças, tudo se resolve ao seu tempo. Em avaliação ao governo Magno Rogério, a frase mais usada, por contratados ou concursados assim como a sociedade em geral é: O Mal por si só se Destrói.   

Voltando a bíblia: “Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.
Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de babilônia.”
Daniel 3:1-30                                     
Tiago Negreiros – Comunicador Social

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

VIDEO:MP pde cassação de Vereador de Itapecuru

ASSISTA 

Câmara apresenta: "Os Caras Pau"




Uma sessão fora do comum. Além dos Vereadores, dezenas de populares compareceram na câmara orquestrados pela base governista para vaiar a oposição e agredir com ofensas, grande parte desses eram alguns contratados da Prefeitura que serão demitidos porque o prefeito assinou o TAC com a promotoria.

Na tentativa de culpar o Promotor de Justiça Benedito Coroba, o sindicato dos servidores públicos e os vereadores Carlos Junior do PTC e Professora Edna do PC do B, acusações foram ditas na tribuna contra os mesmos.

Tristeza ao ver novos vereadores sendo usados pelo prefeito e veteranos na usurpação do poder público. Novatos que foram eleitos com tanta força popular de esperança em ter um representante sério e voraz, uma verdadeira decepção em massa.  

Mas como tudo tem um lado bom, a manipulação e desespero da base governista para jogar a culpa nos outros pela incompetência e a falta de organização do governo municipal saiu pela culatra e deixou o povo de olho aberto, agora o povo deve ocupar o parlamento mais vezes. Vamos ver como vão tentar daqui para frente esconder a sujeira toda pra debaixo do tapete.


Sei que muitos podres não param de aparecer e se em apenas 8 meses já ta assim, tudo indica que o mandato de alguns vereadores e do próprio prefeito vai terminar mau, e tem gente que diz “pode ser mais rápido do que se imagina”.  


O povo conhece cada um dos vereadores e sabe que as defesas desenfreadas de alguns vereadores na tribuna, elogiando o prefeito e suas ações ilegais e imorais, têm um objetivo em comum: BENEFICIAMENTO PROPRIO, Uma Gasolinasinha, uns contratinhos, um mensalinho aqui e ali. Uma “babação” que tem suas recompensas. 
Teve vereador "enrolado" que ainda falou que tem uma radio "marrom" na cidade, uma impresa parcial. Olha quem fala o prefeito alugou a radio comunitaria do mesmo pra falar somente o que bem entende, ta com 2 tvs e um monte de carregador de microfone e locutor de carro de som só para gritar "meu prefeito, o melhor do melhor do mundo", comédia pura e demagogia tem limite.


O fato é, em tempo recorde o prefeito já mostrou pra que veio: Perseguir, Roubar e Caluniar. E alguns vereadores entraram na onda e tudo é “OBA OBA”. Um governo que acha bonito inaugurar obras alheias, gastar meio milhão em Buffet, Fraudar Licitações, Queimar Livros, Contratar Bandas caríssimas, ruas e avenidas esburacadas, escolas sem merenda e sem carteiras, tudo se justifica a culpa é do governo anterior, discurso esse que não “cola” mais. Sei que se gritar "Pega Ladrão" não fica muita gente não!!! 

 Ainda nesta temporada você vai conferir ou melhor na próxima sessão, conferir mais dramas e projetos honestos para o bem do povo, ah! vamos levar óleo de peroba também.   

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MP PEDE CASSAÇÃO DO MANDATO DO VEREADOR ROGÉRIO MALUF


Em uma Ação Pública por Ato de Improbidade Administrativa o Ministério Público Estadual pede a cassação do mandato do Vereador (líder do governo) Rogério Maluf do PRP de Itapecuru Mirim. 

Após uma representação dos vereadores de oposição da cidade o Ministério Público acatou e ajuizou em uma Ação de Improbidade Administrativa do Vereador Rogério Maluf
No último pleito eleitoral Rogério Maluf foi reeleito para exercer o 5° (quinto) mandato consecutivo como vereador de Itapecuru.

No dia 21 de janeiro foi nomeado pela governadora Roseana Sarney para exercer o cargo em Comissão de Chefe do Escritório Regional da Agencia Estadual de Pesquisas agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, AGERP. Rogerio acumulou assim, remuneradamente os dois cargos.

Não para por ai, R. Maluf exerce o cargo de agente administrativo do Ministério da Saúde desde o ano de 2001.

Para o Ministério Público o vereador é tratado como Réu e o acúmulo das 3 funções já rendeu para o infrator Rogério Maluf, um julgamento antecipado. Ele vai ter que devolver aos cofres do Governo do Estado do Maranhão, todo valor recebido pelo exercício do cargo comissionado, o pagamento de multa 100 vezes o valor da remuneração recebida no cargo de comissão, não poderá ser contratado pelo Poder Público ou receber benefícios direta ou indiretamente por 3 anos, a perda do mandato de vereador e a suspensão dos direitos políticos por 5 anos.


A ação foi ajuizada liminarmente na 1 Vara da Comarca de Itapecuru Mirim, pelo Promotor de Justiça, Benedito de Jesus Nascimento Neto (Coroba).


Não houve sessão nesta última segunda feira e o vereador Rogério Maluf há uma semana não comparece a Câmara Municipal e não foi encontrado para prestar esclarecimentos sobre o assunto.          

A REPORTAGEM EM VÍDEO VOCÊ CONFERI EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

http://www.youtube.com/user/SBTCANAL7ITAPECURU

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PREFEITURA DE ITAPECURU TERÁ QUE DEMITIR 1.185 CONTRATADOS E REALIZAR CONCURSO

O Ministério Público do Maranhão assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura de Itapecuru no qual a atual administração se compromete a demitir contratados até Setembro.
A ação do MP foi tomada após análise do promotor Benedito de Jesus Nascimento Neto, Benedito Coroba, na qual detectou que a prefeitura contratou irregularmente 1.585 servidores. As contratações só foram possíveis por causa de um projeto de lei enviado à câmara de vereadores pelo prefeito Magno Amorim sob a alegação de que o município teria a necessidade deste número de contratações de maneira imediata.
O projeto, de autoria do prefeito Magno Amorim (PPS), foi votado e aprovado na câmara dos vereadores pela maioria dos parlamentares itapecuruenses. Apenas Carlos Júnior (PTC), Edna Teixeira (PC do B) e Alexandre do Kid (DEM) rejeitaram o projeto afirmando se a necessidade do município fosse esta o mais viável seria fazer concurso público. A ação do MP de ontem (14) confirma que os 3 que votaram contra estávam cobertos de razão.
Numa das reuniões com a promotoria o prefeito, esquecendo que havia mandado um projeto de lei à câmara informando a necessidade de 1.585 servidores temporários, divulgou a todos os presentes que só haviam 1.013 contratados no município (provocando risos da plateia). Em outro momento da mesma audiência pública informou que a prefeitura só pode nomear 400 servidores, ou seja, contradizendo a si mesmo (mais risos da plateia).
Para o promotor Benedito de Jesus, de posse dos dados informados pelo próprio prefeito, fez uma conta simples de subtração. Se o prefeito primeiramente disse que a necessidade era de 1.585 contatados e depois informou ter apenas 1.013 contratos, então desapareceram rapidamente 572 vagas apenas pelo fato de o MP ter convocado a audiência pública.
Continuando no mesmo raciocínio, o promotor continuou a subtrair usando os dados do próprio prefeito Magno Amorim. Se na mesma audiência foi afirmado com todas as letras que tem a necessidade de apenas 400 servidores para nomeação, então ele chegou a conclusão de que o município contratou irregularmente, a pedido do prefeito através de projeto de lei aprovado na câmara, 1.185 pessoas.
Ou seja, mesmo sabendo que as contratações eram irregulares, a prefeitura decidiu iludir estes 1.185 vendendo a ideia de que estavam garantidos em seus respectivos cargos, pelo menos, nos próximos quatro anos.
A determinação do Minstério Público, seguindo os dados apresentados pelo prefeito Magno Amorim, é para que ele demita os 1.185 até o dia 30 de Setembro e até Dezembro de 2013 que seja realizado o concurso público para provimento de cargos.

A população aguarda ansiosa a divulgação do edital.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EX-Vereador NERVOSINHO



Na sessão da Câmara Municipal realizada nesta quinta feira, 08, o ex-vereador Wilson Ayres, o taxista, ficou incomodado com a presença do Jornalista Tiago Negreiros no plenário da casa. O ex- vereador agrediu verbalmente com palavras de baixo calão provocando o jornalista, o incômodo pode ter sido gerado pelo fato de o agressor não concordar com as reportagens e a postura independente do profissional.


Depois de falar palavrões para o repórter cinematográfico, o mesmo começou a filmar a ação de nervosa de Wilson que tentou até tomar a câmera filmadora de sua mão. Na ocasião todos os presentes voltaram atenção para o fato que foi comentado pelos vereadores na tribuna. E foi lembrado que a imprensa é livre.

O ex-vereador Wilson é suspeito de fraudar documentos de certidão de conclusão escolar. Ele teria pedido afastamento do cargo de vereador com o receio de ser denunciado, o próprio atual prefeito teria “ajudado” Wilson taxista na falcatrua. Ele pode ter pedido licença para não ser desmoralizado ou até mesmo preso.       

Para ainda ajudar o digamos “comparsa”, Magno Amorim, prefeito também suspeito de inúmeras fraudes e atos corruptos, criou com urgência a Secretaria Municipal de Apoio as Comunidades Quilombolas para Wilson assumir o cargo de secretário. Um triste episódio cometido pelo ex-vereador que pode revelar uma história cheia de vilões e armações fora da lei.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Vai ficar Gordinho: Prefeitura Gasta Mais de 300 mil reais em Buffet

.
No Portal da Transparência do Município de Itapecuru-Mirim http://www.gdip.com.br que encontramos um vasto rol de empenhos realizados no mês de julho de 2013, despesas na ordem de R$ 307.050,00 com prestação de serviços na área de buffet, apoio logístico aos eventos e programações a serem desenvolvidos pelas Secretarias municipais.
A empresa vencedora da licitação foi EDMILSON LOPES SANTOS 27180549304, CNPJ 11.890.188/0001-07, com sede na rua Euclides da Cunha, 170, Centro, na cidade de Itapecuru-Mirim-MA. Ao contar pelo montante de recursos destinados a eventos, chega-se à conclusão de que, felizmente Itapecuru-Mirim não está mais passando por problemas financeiros.
Os empenhos que aparecem no Portal da Transparência como “REALIZADOS” de nº 1707002, 1707003, 1707004 e 1707005, mostram o histórico e os valores gastos, todos datados de 17.07.2013, fazem parte do contrato nº 20130280. Oriundos da Licitação na Modalidade Pregão nº 029/2013, são 04 contratos firmados com as Secretarias municipais de Ação Social, Saúde, Finanças e um com Secretarias pertencentes ao município.
EMPENHO Nº 17070002: prestação de serviços na área de buffet apoio logístico aos eventos e programações a serem desenvolvidas pela secretaria municipal  de Assistência Social, conforme processo administrativo. Valor R$ 100.125,00
EMPENHO Nº 17070003: contratação de empresa especializada para prestação de serviços na área de buffet apoio logístico aos eventos e programações a serem desenvolvidas, destinada a atender a Manutenção do Bloco de Atenção Básica junto a Secretaria Municipal de Saúde, conforme licitação na modalidade pregão nø 029/2013 contrato nø 20130280. Valor R$ 53.400,00
EMPENHO Nº 17070004: contratação de empresa especializada para prestação de serviços na área de buffet apoio logistico aos eventos e programações a serem desenvolvidas, destinada a atender a Manutenção do Bloco de Gestão do SUS junto a Secretaria Municipal de Saúde, conforme licitação na modalidade pregão nø 029/2013 contrato nø 20130280 Valor: 53.400,00
EMPENHO Nº 17070005: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviço na área de buffet apoio logístico aos eventos e pogramações a serem desenvolvida pelas Secretarias pertecentes ao município de Itapecuru Mirim/MA. Conforme processo licitatorio, Contrato nº20130284, Pregão nº029/2013. Valor: R$ 100.125,00