terça-feira, 24 de setembro de 2013

Esporte e Cultura: CicloSesc é Realizado em Itapecuru

Sessenta e uma cidades em 16 estados brasileiras realizaram neste domingo, 22, o Ciclo-Sesc Passeio Ciclístico. A programação marca a abertura da Semana Move Brasil promovida pelo Sesc parceria com os Ministérios da Saúde e Esportes, Associação Cristã de Moços (ACM) e Sesi com o objetivo de incentivar o maior número de cidadãos a deixarem o sedentarismo. No Maranhão, a atividade aconteceu na cidade de Itapecuru-Mirim e reuniu aproximadamente 200 pessoas de todas as idades.

A concentração aconteceu por volta das 7 horas da manhã, na unidade Sesc em Itapecuru. Portando bicicletas de todos os modelos, os inscritos chegaram cedo para receberem as camisas do evento e garantirem a participação no sorteio de bicicletas ao final do percurso.

Às 8 horas, a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro, deu as boas-vindas aos participantes em nome da Direção Regional e explicou o objetivo da parceria que visa até 2016 incentivar os brasileiros a praticarem qualquer atividade física.




De acordo com a gerente do Sesc Itapecuru, Cristiane Rosa, a atividade do domingo traz outra vantagem, que é resgatar a história da cidade que alguns moradores desconhecem. “O passeio estimula a mente e o físico, pois além de incentivar a prática da atividade, promove conhecimento”, disse.

Por volta das 8h30, o pelotão de ciclistas ganha as vias públicas de Itapecuru. A animação ficou por conta da dupla de palhaços Faísca a Carambela que tornaram o percurso mais descontraído e ajudaram a expulsar o cansaço.

Durante o trajeto foram realizadas quatro paradas em pontos turísticos da cidade como as rampas, a Casa da Cultura, Praça do Mercado, local onde foi morto o herói da Balaiada, e a Miquilina, que hoje está abandonada, mas que já foi fonte de água potável. O encerramento do percurso aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) com apresentação artística e sorteio das bicicletas.

Em cada parada, a atriz e coordenadora Municipal de Cultura, Célia Lages, contou um pouco da história desses pontos. Segundo ela, Itapecuru dispõe de muitos outros, mas que não foram mencionados devido à extensão do percurso que não poderia ser maior. “Faltou falarmos de locais mais antigos como o Morro do Diogo, da Estação de Trem, Igreja da Sé, as ruínas de Quelru, a Fazenda Conceição, onde nasceu Gomes de Sousa entre outros locais na comunidade Quilombola que se localizam fora do perímetro urbano. Isso faria o trajeto ser o dobro do que já é, mas valeu a iniciativa, pois atiçou a curiosidade dos participantes para quererem conhecer mais a cidade onde moram”, comentou.

O trajeto que durou um pouco mais de duas horas para ser feito reuniu jovens como o estudante Tiago dos Santos, 12 anos, que não reclamou da distância e ainda destacou. “O ponto que mais gostei foi saber a história da Casa da Cultura”, contou.
Com 60 anos de idade, Antonio da Silva Cruz, participou do passeio com seu neto de 10 anos, e afirma que quer aproveitar tudo que não pode fazer na juventude. “O Sesc está me dando essa oportunidade, assim como de estudar, que não tive, e enquanto tiver força vou aproveitar”, garantiu.

O passeio ciclístico abre programação que movimentará durante uma semana 115 cidades do país com direito a competições de diferentes modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, natação e judô. Durante oito dias, cada organização ou cidade “movedora” promoverá, ainda, eventos que incluem caminhadas, danças, ginásticas e intervenções urbanas.

A Semana Move Brasil 2013 é uma iniciativa do Sesc inspirada no movimento Now we move, criado na Europa, em 2012, com a meta de transformar 100 milhões de europeus em cidadãos ativos, até 2020. No Brasil, a campanha pretende aumentar o número de praticantes de esportes e atividades físicas até 2016.

O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade.


Fonte: Lideney Ribeiro / ASCOM SESC

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prefeito Magno e Secretario Jadiel podem ser responsáveis por Ameaças e Calúnias

Politicagem e ameaças em Itapecuru viram caso de policia, dois vereadores e o presidente do sindicato dos servidores públicos. As denuncias já foram registradas há mais de um mês e essa semana a situação ficou ainda pior.

Se uma CRUZ não aguentou o que será do POVO



Politicagem e ameaças em Itapecuru viram caso de policia, dois vereadores e o presidente do sindicato dos servidores públicos. As denuncias já foram registradas há mais de um mês e essa semana a situação ficou ainda pior.
Jorge Santos do sindicato,  a vereadora Edna Teixeira e o vereadora Carlos Junior pediram agilidade na apuração das denuncias, são frequentes ameaças e tentativas de caluniar os 3, eles denunciam o prefeito e sua base de aliados. Ameaças aos familiares dos denunciantes e tentativas de caluniar a oposição, uma frustração do prefeito Magno para se eximir das demissões que ele vai ter que realizar devido ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministerio Publico, depois de ser desmascarado em mais uma contradição á Lei.
A policia Civil flagrou um envelope com mais de 200 cartas de conteúdo ameaçador e caluniador em uma empresa de materiais de construção da cidade.   
Na chegada a delegacia o agente da polícia civil tem nas mãos o envelope apreendido no prédio do empresário ligado ao secretario municipal. Segundo o agente no envelope está escrito babaca, “chamando o povo de babaca”
Os denunciantes cobram providencias da segurança publica do estado, segundo os denunciantes a delegada responsável pelo caso, o empresário se defendeu afirmando não ter conhecimento do envelope ou do conteúdo. Não vamos aqui divulgar o nome do empresário e dar a ele o beneficio da dúvida, mas, podemos dizer que é muita coincidência ou azar, pois o mesmo é cunhado do Secretário Municipal de Articulação Política Jadiel Melo.
Segundo o vereador Carlos Junior, as ameaças e calunias partem da base governista e do próprio prefeito, por conta das denuncias feitas diante dos atos de corrupção e fraudes cometidas por Magno. Desde o inicio do mandato o prefeito tenta culpar o ex-prefeito por sua incompetência e despreparo em gerir e administra a prefeitura.
De fato com tantos escândalos em menos de um ano de Magno Amorim a frente da prefeitura de Itapecuru, podemos afirmar que a articulação política municipal se transformou em “Articulação de Politicagem”. Primeiro as denuncias e suspeitas de fraudes em toda Prefeitura uma a cada pelo menos uma semana, depois o secretários de infra estrutura deixa no ar possível atos corruptos cometidos pelo jovem prefeito, e ainda o próprio vice prefeito Pastor Silvano afirma ter rompido com o prefeito por não concordar como o gestor “Magnânimo” conduz sua administração.
Com tantos pecados e perseguições realmente deve ser muito peso mesmo para uma Cruz agüentar.  

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Reportagem da Cruz de Itapecuru

 Em itapecuru mirim há 110 km da capital uma obra da prefeitura esta é alvo de protestos e indignação da comunidade, trata-se de uma construção de quiosques numa praça onde acontece o festejo religiosos tradicional da Cruz, e o pior, a Cruz foi abaixo neste domingo. Confira a reportagem exibida na TV Difusora.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Jaimizinho deixa o Trem Desgovernado de Magno



Jaime Ferreira Neto, o popular Jaimizinho, informou que não pertence mais ao quadro de secretariados municipais de Itapecuru.
Na campanha eleitoral de Magno Amorim, Jaimizinho, foi um baluarte para a vitória do mesmo em outubro de 2012. Com toda sua estrutura de maquinas e caminhões a disposição de Magno, assim como doações em dinheiro para custear a reta final na corrida pela prefeitura da cidade, subiu no palanque e o apoiou. O empresário ajudou de forma surpreendente no processo e ajudando a eleger de fato do atual prefeito.

Jaime Ferreira foi nomeado Secretário Municipal de Infra estrutura, sendo assim um dos poucos secretários de Magno com força e vontade de trabalhar, mas essa vitalidade de Jaimizinho em fazer algo pela comunidade parece que incomodou e muito o prefeito vaidoso que não admitiu tanta popularidade para com o secretário, enquanto a sua cai cada dia mais.

Jaimizinho empresário forte no ramo ceramista, na construção e manutenção de estradas, não poderia deixar de trabalhar mesmo com a falta de experiência e incompetência do prefeito eleito. Jaime realizou vários trabalhos na sede e zona rural com seus próprios recursos para ver a coisa acontecer.

Tudo isso fez crescer ainda mais os ciúmes de Magno com jovem secretário que já foi vereador e tem experiência com o poder público e não deixou à soberba tomar de conta de sua vida, ao contrario do prefeito que esnoba e persegue aqueles que não se curvam para o seu poder.

Em eventos, nas ruas e rodas de conversa sobre política, todos sempre falaram bem de Jaimizinho, ele muito popular nos eventos que patrocina e apóia sempre é aplaudido, e essa amizade com o jovem, com o povo independente de classe social que ele é um homem respeitado e elogiado pelo seu legado como político e empresário na região.

Talvez por isso, o vaidoso e ganancioso, Magno teria deixado de repassar durante 3 meses nenhum centavo para a secretaria de infra estrutura, isso na tentativa de travar os trabalhos do Secretário e talvez forçar sua saída da pasta. Mas mesmo assim, usando do seu prestigio na cidade e sua estrutura de maquinas e carros fez a coisa andar e honrou o seu nome como um trabalhador nato.

E falando em nome, vale a pena ressaltar o nome de seu pai, Fernando Ferreira, ou melhor Dr. Fernando, um homem serio que tenho o prazer de conhecê-lo há muitos anos e nunca ouvi falar de algo errado que o mesmo tenha cometido, pelo contrario, sempre ouvimos referencias positivas de sua família. E sabemos de seu empenho na eleição para ajudar o filho e consequentemente Magno.

Já não podemos dizer o mesmo da postura do Magno Amorim, que mal assumiu a prefeitura e só ouvimos falar em escândalos, atos suspeitos e agora o próprio prefeito teria falado aos quatros cantos da cidade que seu secretário Jaimizinho teria que sair por bem ou por mal e que ele ia deixar o mesmo sem verba na secretaria, sem gasolina...

Ora, que postura duvidosa, quem poderia trair de forma tão cruel e desumana seu próprio secretario assim como a população, pois, Jaime Ferreira já se consolidou como o único do grupo com moral para falar algo, “Não tenho rabo preso e vou sair de cabeça erguida”. declarou Jaimizinho.

Para concluir, essa é uma atitude que devemos parabenizar, poucos homens deixariam o cargo e o grupo. Talvez ficaria so para compartilhar com as possíveis falcatruas do prefeito, ou esperaria o trem que está fora do trilho se chocar com a própria ganância desenfreada do condutor Magno e se aproveitaria dos destroços. Mas com exatos 9 meses a frente de uma das mais importantes secretarias municipais, Jaime Ferreira Neto sai e deixa o prefeito em uma situação ainda mais difícil. Uma situação semelhante seria a do próprio vice prefeito o Pastor Silvano, pelo que tudo indica não apóia mais as atitudes do Prefeito.

Se fossemos escrever um filme de mais esse trecho sórdido da administração fracassada de Magno Amorim não seria  “O Trem Desgovernado” e sim “Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado.”