O secretário de Saúde de Santa Rita, Uthan Avelino, que ocupava o cargo de gestor da pasta desde janeiro de 2013, encaminhou oficialmente ao prefeito Tim Ribeiro (PRB) nesta quinta-feira (19), o pedido de exoneração do cargo.
O secretário teria se antecipado antes de receber a exoneração já prevista pelo gabinete do prefeito.
Uthan havia foi convocado a prestar esclarecimentos aos vereadores e à sociedade na câmara municipal da cidade, na sexta-feira passada, dia 13, para explicar o estado caótico instalado na saúde pública de Santa Rita, e, também, explicar por que recursos da saúde não estariam sendo aplicados a contento. Porém, diante da uma crise administrativa, financeira, política e uma alta rejeição no governo e na pasta, o secretário simplesmente não compareceu na câmara e deixou todo mundo, inclusive os vereadores chateados.
UTHAN AVELINO
A prefeitura não se pronunciou oficialmente sobre o fato, mas as informações são de que o secretário adjunto deve assumir a pasta interinamente até que Tim resolva se manifestara oficialmente sobre o destino da secretaria.
Outra exoneração do alto escalão do governo municipal também foi confirmada. Trata-se do secretário de Finanças, Hordoney.
A exoneração de Uthan teve colaboração de boa parte do parlamento santarritense. Alguns vereadores chegaram a comentar com o titular do blog Bacabeira em Foco que a situação de Uthan a frente da secretaria já estava ficando insustentável e a convocação para comparecimento à câmara foi somente para cravar a saída do secretário.
HORDENEY MARTINS
Alguns vereadores acham que o pedido de exoneração foi mais uma manobra adotada para evitar os esclarecimentos na câmara sobre o destino dos recursos do município.
Em uma
reunião nesta sexta dia 13 com presidentes de associações de comunidades rurais
de Itapecuru e representantes da Vale, o prefeito Magno Amorim reafirmou os
investimentos que serão feitos em diversos povoados, os incentivos fazem parte
dos compromissos assumidos pelo prefeito juntamente com o COMEFC, Consórcio do Municípios
da Estrada de Ferro Carajás e a empresa Vale.
Firmado pelo prefeito nas primeiras reuniões e reinvindicações das comunidades
no inicio do seu mandato e criação do Consórcio, entre tantas prioridades
citadas pelos líderes, já estão em andamento diversos benefícios nos povoados, entre
creches, postos de saúde, barragens, açudes, padarias, poços artesianos, entre
outros pedidos e projetos encaminhados via COMEFC para a Vale.
Destaque para
uma escola que está sendo concluída no Povoado Santa Helena onde começou a ser construída
no final do ano como afirma o presidente da Associação Quilombola dos
Trabalhadores Rurais do Povoado Santa Helena, o sr. Antônio Rodrigues conhecido como Pitocha. “Quero
agradecer em nome de toda comunidade tudo que a Vale e o prefeito Magno estão fazendo
por nós, essa escola é uma reivindicação antiga e graças a Deus está quase
pronta”
A
presidente do COMEFC, Cristiane Damião, também participou da reunião e destacou
que o objetivo é sempre respeitar e melhorar a qualidade de vida daqueles que
moram as margens da ferrovia. “O Prefeito Magno tem realizado com exatidão
todos os convênios que tem firmado com o consorcio e com a Vale, e a cidade já está
vendo os benefícios chegarem e vem muito mais por ai”. Afirmou a prefeita de
Bom Jesus das Selvas.
A Vale
hoje está apoiando diretamente 9 projetos no município de Itapecuru e para
alinhar cada vez mais a execução das obras o Gerente de Relação com Comunidade
da Vale, Gustavo Belesa, também visitou a cidade para acompanhar de perto tudo
que está sendo realizado. “O nosso objetivo é continuar as obras e junto com a prefeitura
ajudar as comunidades”.
O ano letivo mau começou e a falta de comprometimento com a educação de Santa Rita já prejudica os alunos. em todas as escolas do Município falta merenda escolar. em outras não tem professores, zelador e vigia. algumas não tem nem água para as crianças beberem. como é o exemplo da escola Municipal Estefânio Saldanha, antiga escola quilombola. lá os professores estão aparando água da chuva para matar a cede dos alunos.
O titular do blog flagrou panelas que seria usada para o preparo do alimento, já prontas nas biqueiras para receber a água que cai. outro absurdo adotado pela secretaria municipal de educação é a junção das salas com alunos de diferentes idades. isso acarreta em prejuízos no aprendizado. o trabalhador Joseli Pacheco que tem filhos matriculados na escola Estefânio Saldanha, está revoltado com a forma que as crianças estão sendo tratadas. ele mostrou uma garrafinha d'água que a filha traz todos os dias para não ficar com cede.
Estas duas crianças que aparecem na primeira foto, são moradores do povoado Carionguinho. o casal são irmãos e foram liberados as 10h da manhã. tiveram que ficar esperando até o meio dia, a chegado do ônibus que faz o trasporte até sua residência. Outro descaso é com a escola da Comunidade Carionguinho. alêm de faltar tudo, quando chove o prédio fica tomado por água. uma moradora que conversou com o editor do blog, finalizou dizendo que o povoado sempre foi esquecido pela administração atual. A descaso do prefeito Tim com a educação já é bastante conhecido, o sucateamento e falta de condições minimas para educação é completo nas escolas de Santa Rita. está faltando merenda escolar, material de estudo, professores e até mesmo rede de água, ou seja, a escola consiste num prédio vazio onde meia dúzia de professores mal pagos e crianças com fome frequentam. A politica de destruição do ensino público deve ser denunciada, sobretudo diante dos enormes escândalos de corrupção que assola o nosso município. é um crime contra toda população, uma tentativa hedionda de embrutecer o povo, mantendo-o longe do acesso á cultura e ao conhecimento. os responsáveis tem que pagar por esse crime.
AINDA ESSA SEMANA TEREMOS UMA REPORTAGEM ESPECIAL MOSTRANDO A VEDADEIRA FACE DO PREFEITO TIM RIBEIRO, ISSO PARA AQUELES QUE AINDA NÃO CONHECEM E SE ENGANAM. QUELES QUEM AINDA PENSAM QUE ELE É UM HOMEM HUMILDE E TEMENTE A DEUS. NA VERDADE É UM CALOTEIRO PÚBLICO, TRAIDOR DOS SEUS ALIADOS E MENTIROSO.
VAMOS MOSTRAR MAIS ALGUMAS DE SUAS FRAUDES NESSES 2 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO FRACASSA QUE SO BENEFECIA MEIA DUZIA DE VEREADORES E SECRETÁRIOS. E SEM FALAR NAS MUITAS VIAGENS SUSPEITAS COM UM CERTO VEREADOR PARA ENCONTRAR MULHERES EM ITAPECURU, TUDO REGADO COM MUITO WHISKY.
O Livro Marianna Luz: Vida e
Obra e Coisas de Itapecuru-Mirim, uma verdadeira obra prima de Jucey Santos de
Santana, bacharel em Direito, pesquisadora e membro da Academia
Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, e principalmente, admiradora da obra
da educadora, poeta, teatróloga, oradora e escritora Marianna Luz.Lançado
oficialmente em dezembro do ano passado na Academia Itapecuruense de
Ciências Letras e Artes.
O livro tem 450 páginas e teve
cerca de cinco anos de pesquisa para ser concluido, nele a escritora aborda a
biografia da poeta, na segunda parte a obra de Marianna Luz, e ainda crônicas
escritas para ela ou sobre ela.
A terceira parte contém
recortes da história da cidade berço de poetas e estudiosos, Itapecuru-Mirim,
locais, festas, fatos e moradores.
Poesias, recortes, fotos, e
outros recursos são utilizados no livro, que tem prefácio de Inaldo Lisboa,
escritor itapecuruense.
A obra foi toda baseada em pesquisas em jornais e outros documentos sobre a
poeta, que teve grande projeção nas artes plásticas, cênicas e também na
literatura em âmbito estadual e nacional, por fim, segundo a autora, apesar de
ser uma gênia, Mariana Luz morreu pobre. Eu tive o prazer de encontrar a escritora Jucey , em uma reunião infomal na casa do grande jornalista Gonçalo Amador (Jornal de Itapecuru) e recebi um exemplar autorgrafado por ela. Parabéns e Obrigado.
Uma reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo, denunciou um esquema que teria ajudado a reeleger o governador do Amazonas, José Melo, do PROS, no ano passado. Segundo a polícia, os eleitores eram corrompidos com presentes, dinheiro, favores e facilidades. Tudo em troca de votos para o candidato.
Em troca dos votos, os eleitores recebiam presentes, como óculos, favores e dinheiro usado para alugar salão de festas e até reforma de túmulos. Melo foi reeleito no ano passado com 55,54% dos votos derrotando o adversário Eduardo Braga (PMDB) no segundo turno.
As planilhas mostram recibos de R$ 5,3 mil pagos por Evandro Melo, do comitê do governador para pagar o aluguel do salão de festas em Manaus, onde foi realizado uma formatura da faculdade de Odontologia. Em troca do “favor”, os alunos confirmaram que votaram no governador na última eleição.
LÁ E CÁ O esquema de compra de votos que contou, inclusive, com recibo e que envolve o governador do Amazonas, é semelhante ao processo que pode resultar na cassação do prefeito do município maranhense de Bacabeira, Alan Linhares (PTB).
Em Bacabeira, os eleitores foram corrompidos com presentes, como tijolos, areia, e outros materiais de construção.
O ex-prefeito de Bacabeira, José Venâncio Correa Filho, o Venancinho (DEM), para ajudar a eleger o aliado Alan Linhares, como seu sucessor, teria usado documentos timbrado pela prefeitura pedindo mil tijolos a um empresário da construção civil. O bilhete dá a entender que o antecessor de Linhares fez um pedido em nome da prefeitura ao empresário Antônio Resende Bastos, proprietário da Cerâmica Industrial Bacabeira.
O bilhete é datado de 14 de abril de 2012, há sete meses das eleições, e é assinado pelo ex-secretário Municipal de Finanças, Werbeth Pinheiro, que é irmão de Venancinho.
Além da compra de votos por material de construção, o prefeito teria utilizado carro oficiais [ou contratos pelo município] na campanha eleitoral, conforme as imagens em anexo.
Veículos contratados pela Prefeitura serviram para fazer propaganda e para transportar matérias de construção aos eleitores que foram presenteados.
PF PERICIOU ASSINATURAS O processo contra Linhares é muito mais grave do que o que casou o prefeito da Raposa, Clodomir Oliveira (PRTB). Isso porque as assinaturas dos envolvidos foram confirmadas, após a realização de exame grafotécnico na Superintendência de Policial Federal, na Cohama, em São Luís. O relatório da PF foi, inclusive, arrolados ao processo.
Documento revela esquema que teria ajudado a eleger o prefeito Alan Linhares. PF periciou assinaturas dos envolvidos.
A determinação para que fosse periciada a suposta assinatura em bilhete timbrado pela prefeitura foi do desembargador Froz Sobrinho, então relator do processo.
PLACAR ESTÁ EMPATADO A votação do processo que pede a cassação do prefeito de Bacabeira, está em patada em 1 a 1, no pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Um pedido de vista do desembargador José Eulálio adiou para essa semana o julgamento do processo que pode resultar na cassação de Alan Linhares. O prefeito, o vice e mais três vereadores são acusados de abuso de poder econômico, político e de autoridade e captação ilícita de sufrágio.
Logo nas primeiras horas do dia as Mulheres de Itapecuru se reuniram em frenta a Prefeitura Municipal para iniciar uma vasta programação em homenagem as elas. Exercicios fisicos com profissionais e uma caminhada por algumas ruas e avenidas da cidade reuniu mulheres de todas as idades. O evento contou com a presença de vereadores, representantes de movimentos sociais, secretários municipais, a primeira Dama Wilma Amorim que também é secretária de Assitência Social e o prefeito Magno Amorim. A Primeira Marcha das Mulheres Itapecuruenses tem como tema: Mulheres Superando Obstáculos.
O grande número de mulheres partipantes mostra a força feminina no municipio e que o evento teve uma aceitação social importante. Trata-se de uma verdadeira valorização ao Dia Internacional das Mulheres e os desafios de superação enfretados por elas. A Marcha encerrou no Social Clube onde as autoridades fizeram seus repectivos discursos, foi servido um café da manhã e ainda várias palestras voltadas para as mulheres. O evento so se encerra no final da tarde com atividades recreativas, educativas e o show de Tereza Canto.