sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Marreca Filho defende atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia


O projeto de Lei nº 4452/2019, de autoria do deputado federal Marreca Filho (Patriota/MA), propõe o atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia. A fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, frequentemente acompanhada de distúrbios do sono, cansaço e distúrbios do humor como ansiedade e depressão.
De acordo com o projeto, as repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras deverão prestar atendimento prioritário por meio de serviços individualizados que assegurem atendimento imediato à essas pessoas. 
Atualmente, de acordo com a Lei nº 10.048, o atendimento prioritário inclui as pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. 
A proposta do parlamentar inclui nesse rol os portadores de fibromialgia. 
“Percebe-se facilmente que esses pacientes podem apresentar quadros severos chegando, inclusive, a incapacitar a pessoa para o trabalho. A literatura médica aponta que de 9 a 26% dos pacientes com fibromialgia não estão trabalhando por incapacidade temporária ou permanentes”, justificou o deputado. 
O PL vai de encontro ao projeto de lei nº 033/2019 da Câmara Municipal de Balsas, apresentado pela vereadora Thalyta Livia
A Fibromialgia, não é reconhecida como doença grave pelos ministérios da Previdência Social e da Saúde, excluindo quem sofre deste quadro dos direitos resguardados pelo Regime Geral de Previdência Social. “Agulhas trespassando a carne” ou “como se houvesse tomado uma surra no dia anterior” são descrições comuns de pessoas que têm Fibromialgia – um conjunto de sintomas, como dores crônicas e difusas que se dispersam de determinados pontos-gatilho pelo corpo inteiro, localizados principalmente no pescoço e nas costas”, destaca a vereadora.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Marreca Filho preside sessão solene

O Jovem deputado federal Marreca Filho (patriota) tem se destacado cada vez mais nas comissões e em sua atuação na Câmara Federal.


Nesta última semana Marreca presidiu a sessão solene substituindo o Deputado Federal Fred Costa (patriota). A  sessão foi em Homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão de biólogo.
Marreca ressaltou os avanços sociais e tecnológicos ocorridos nos últimos 100 anos foram responsáveis por grande parte das mudanças na formação do profissional da Biologia. 

O primeiro curso de História Natural em nosso estado foi criado em 1941, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e somente em 1972 a graduação passou a ser denominada “Ciências Biológicas”. A segunda universidade paranaense a ofertar o curso foi a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que iniciou a primeira turma de “Ciências” em 1952 e, apenas em 1979, passou a ser denominado Biologia. 

Marreca Filho preside sessão em Homenagem aos 40 anos da Profissão Biólogo