quinta-feira, 16 de março de 2023

Vereadores de Itapecuru participaram do 1° Congresso Estadual do Municipalismo Maranhese


Os vereadores participaram do evento a convite da Federação dos Municípios do  Estado do Maranhão – FAMEM, trata se da 1ª Edição do uCongresso Estadual do Municipalismo Maranhense.

O evento aconteceu no espaço do Multicenter Sebrae, em São Luís nos dias 13 e 14 de março e contou com políticos de todo estado, inclusive de Itapecuru Mirim, além do prefeito Benedito Coroba e secretários, estiveram presentes também, Cleomar Rodrigues presidente da Câmara Municipal, vereador Nilsinho, Milena Amorim, Carlos Júnior, Alan Capistrano e Daniel Dino.

Municipalismo, pacto federativo e administração pública são os temas que ganharam destaque no evento.


sexta-feira, 10 de março de 2023

DIRETOR DO HOSPITAL, RICARDO LAGES, MENTIU AO VIVO?


O diretor clínico do Hospital Regional Adelia Matos Fonseca em Itapecuru Mirim, Ricardo jLages, teria mentido ao vivo ao afirmar que a família do falecido Sr. Albino Souza Vieira negou transferencia do paciente para a capital São Luis.

Segundo familiares do Sr. Albino, ninguém assinou nenhum tipo de documento ou afirmou que na queria a transferencia do paciente. 

A resposta veio logo após a denuncia do caso através da STV Canal 11 e Redes Sociais do jornalista Tiago Negreiros. A denuncia fala em omissão e outros erros por parte do hospital feita por Maria do Santos filha do sr. Albino e que estava com ele na hora do falecimento.

veja video da denuncia: https://www.instagram.com/reel/CpiaZ9ZPRt3/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Apesar de o jornalista entrar em contato com a direçao geral que preferiu nao comentar o fato, foi enviado email para EMSERH, EMPRESA MARANHENSE DE SERVICOS HOSPITALARES, que apenas informou que: " Prezado Senhor, Sua manifestação foi recebida e se encontra em tratamento pelo setor responsável. Assim que obtivermos resposta, encaminharemos. Desde já agradecemos o contato! Atenciosamente, Ouvidoria/EMSERH"

Dr. Ricardo Lages logo correu para radio de propriedade do seu pai para dar uma entrevista exclusiva e afirmou ao vivo que teve acesso ao prontuário e faz as seguintes confirmações:  "Acompanhando aqui o prontuário do paciente, o colega plantonista ele identifica que era um quadro de urgência e emergencia, medica o paciente para tentar estabilizar, mas se a gente for ver aqui pelo prontuário que ele ja solicita transferencia para Sao Luis, mas infelizmente no momento ali houve uma recusa de transferencia...˜

Ouca: 


No mesmo momento em Ricardo afirmava que a família tinha recusado a transferencia, audios da família do sr Albino começaram a circular pelos grupos de whatsapp da cidade. Confira as afirmações agora de Joselio Marques, claramente com a sua esposa ao lado dizendo que o diretor clinico estava mentindo que nao recusaram nada de transferencia como afirmou Ricardo Lages.

ouca 


Entramos em contato com Ricardo Lages para que possa dar uma entrevista também para STV, mas apenas disse que tinhamos  que entrar em contato com a  EMSERM, e mais um email foi enviado mas não obtivemos retorno. 

A radio 90 também não deu espaço para a família do sr. Albino que alem de estar em luto ainda sofre com toda essa situação de repressão por conta da denuncia.


quinta-feira, 2 de março de 2023

DEP.JUSCELINO MARRECA VAI ACOMPANHAR OBRAS DO FNDE NO MA

O Deputado Estadual Juscelino Marreca (Patriota)  é membro da Comissão de Educação e da Comissao de Obras da Asembléia Legislativa do Maranhão que vai acompanhar de perto os trabalhos  o andamento das obras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, nos municípios maranhenses.

    Os deputados  apresentaram um panorama das obras do FNDE no país e no Maranhão. No cenário nacional, 68% das obras estão concluídas, 13% estão inacabadas, 4% paralisadas, 13% em execução e 2% em fase de licitação. Já no Maranhão, apenas 49% das obras já estão concluídas, cerca 540 estão inacabadas ou paralisadas, 17% em execução e 2% em licitação. Os dados colocam o estado na segunda colocação nacional em número de obras inacabadas e paralisadas.
    A Comissão de Educação já encaminhou ofício ao FNDE solicitando mais informações sobre as obras inacabadas do estado e convidando um representante do órgão para participar de uma reunião a fim de prestar esclarecimentos. Além disso, ficou definido ainda, o convite à Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para atuar como articuladora junto às prefeituras.
Também participaram da reunião, os deputados Leandro Bello (Podemos), Carlos Lula (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Claudia Coutinho (PDT) e Júlio Mendonça (PCdoB).